Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

segunda-feira, novembro 27, 2006

Penso não ser por aqui

Sua Santidade, ontem, dispensou o ajoelhar dos Bispos e outras individualidades da hierarquia, para o cumprimento de despedida de uma cerimónia.

Sua Santidade, ontem, assinou uma "portaria(?)" ou algo semelhante, não como Bento XVI, mas como Joseph Ratzinger.

Quem sou eu para comentar estas duas atitudes, mas o que é certo é que deram sinal.

Com o devido respeito, e perdão, como católico que o quer ser mais, penso que não é por aqui que se começa uma reforma, e também não é por aqui que se deve seguir retirando rituais de que se pode ter complexos. Quem ajoelha fá-lo perante o representante de Deus na terra. Quem assina fá-lo com o Dom que lhe é conferido e aceite pela fé de quem o segue.

Há inícios de reforma mais importantes, nomeadamente no campo da tolerância e no inteligente e bom uso da Homilia, instrumentos fundamentais no campo do missionário, que acabamos, passivo ou activo, por ser todos nós.

Já dizia um ateu e filósofo (não sei se Diderot) "..quem será o ateu que não diz "meu Deus" na cabeçeira de sua Mãe moribunda.

Repito que nada sou para comentar atitudes ou actos de Sua Santidade, o Papa, e ainda também porque desconheço o contexto integral destas duas situações, mas seja como fôr. penso que nada tira à minha conclusão, ou necessidade prioritária.

Quem andar por esse País e essas aldeias e ouvir as homilias, sobretudo dos velhos, e coitados ainda tão sacrificados, sacerdotes terá que reflectir e concluir que isso não é chama, nem arde, sequer.