Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

domingo, novembro 26, 2006

Bom dia OC!

D. Catarina Henriqueta de Bragança, filha de D. João IV e de D. Luísa de Gusmão, nasceu em Vila Viçosa no dia 26 de Novembro 1638.
Rainha consorte de Carlos II, rei de Inglaterra, dos Escoceses e da Irlanda, com quem casou em 23 de Abril de 1662, enlace que não foi barato para Portugal, pois custou as cidades de Bombaim e de Tânger, os direitos de livre comércio dos navios ingleses no Brasil e na Índia, para além de um elevado dote em açúcar, prata e jóias.
Rainha que nunca foi coroada por ser católica, mas que ensinou a protestante Inglaterra a comer em baixela de porcelana e a beber chá, e que até estendeu a sua influência ao outro lado do Atlântico onde ficou perpetuada no Queens novaiorquino.
Carlos II morreu em 1685 e D. Catarina de Bragança ainda se manteve em Inglaterra enquanto reinou o cunhado Jaime II, tendo regressado a Portugal em 1693. Mandou construir para sua residência o Palácio da Bemposta, também conhecido por Paço da Rainha, o qual, por Decreto de 9 de Dezembro de 1850, foi atribuído por D. Maria II à Escola do Exército.
D. Catarina de Bragança, que em Portugal ainda assumiu por breves períodos a regência do Reino (em 1701 e em 1705), morreu no dia 31 de Dezembro de 1705.

Comentários:

Em novembro 26, 2006 9:15 da tarde, Blogger FdaPonte escreveu...

Há uma ligação de Catarina de Bragança com New York, mas não posso dizer porque o Zé Mimoso não deixa...

 
Em novembro 26, 2006 9:45 da tarde, Blogger Manel escreveu...

1-Há e não há. de facto devido a Ela que o tal bairro se chama "Queen´s", mas quando ´lá quisemos pôr a estátua da Raínha (por grande , senão total , esforço do diplomata A.Tânger ) a recepção foi péssima , e só quase ao empurrão lá está o monumento.

2-Não "amues". Todos gostamos da tua participação

 
Em novembro 27, 2006 1:10 da tarde, Blogger J.N.Barbosa escreveu...

Acho que não está. Está agora no Parque das Nações à beira do Tejo.

 
Em novembro 27, 2006 4:40 da tarde, Blogger 403 d'62 escreveu...

Deixo, deixo....
Dize lá, meu lindo !!!
Mesmo que sejam pérolas de cultura, ditos anti-monárquicos ou folclore sportinguista, podes dizer!!

 

Novo comentário

<< Voltar ao OCeano...