Água aberta ... no OCeano
Em 1961, durante o processo que levou à queda da Índia Portuguesa, o então 2º Ten Oliveira e Carmo bateu-se heroicamente, sacrificando a própria vida na defesa de Portugal. Em sua homenagem, a Armada decidiu que o curso a entrar na Escola Naval em 1962 o teria como patrono. Foi o “OC”. Este curso, que desde sempre fomentou e cimentou fortes laços de camaradagem e amizade, vem criar este espaço de contacto, cuidando assim de aproximar o que a lei da vida vai afastando.
Aviso aos navegantes
Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.
Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.
terça-feira, janeiro 31, 2006
segunda-feira, janeiro 30, 2006
Protecção(!) Civil
Este desprotegido país continua sem titular da Protecção Civil, o que é ciclico,pois o nomeado funciona como fusível do Governo para cada época de fogos. Agora a Associação Nacional de Municípios pronunciou-se contra o nome apontado pelo governo, o que acontece sempre que não é um bombeiro. Alega que ser médico e militar não dá conhecimentos suficientes para a função, que exige um saber pluridisciplinar...
O Exército oferece sempre um cordeiro para ser sacrificado pelos sacerdotes da bombeiral nacional. No fundo, são mal agradecidos. Não percebem que assim não têm que expôr ao país a sua pluridisciplinar competência.
domingo, janeiro 29, 2006
Ainda a assessora

Todos conhecem, estou certo, o caso da assessora do Gabinete do Ministro da Justiça, aliás já tratado neste blog em 2 e 10 de Novembro de 2005 nos posts "... um mínimo de vergonha? (II)" e "É fartar vilanagem!".
O que eu não sabia era que a senhora em questão, segundo me disseram, é filha do senhor Ministro da Justiça. Será que alguém pode confirmar este facto? A ser verdade, o nível da "bronca" aumenta exponencialmente.
quinta-feira, janeiro 26, 2006
quarta-feira, janeiro 25, 2006
segunda-feira, janeiro 23, 2006
É preciso limpar o pó aos ATP's
O ano de 2006 começa mal. Primeiro a Rússia cortou o gás à Ucrânia, o que, noutros tempos, seria causa para uma guerra.Depois vem o Irão desafiar a comunidade internacional e ameaçar Israel, acreditando-se que procura obter a arma nuclear. Agora vem o Chirac dizer que usará os mísseis nucleares se a França for alvo de terrorismo patrocinado por qualquer estado.
Gestão de crises foi um conceito inventado quando acabou a guerra fria, mas não há memória de uma crise ter sido controlada de então para cá. Por isso é preciso atenção, porque os países aqui apontados são actores de outro gabarito.
No caso do Irão, vem à memória o que se passou nos anos oitenta, durante a guerra Irão-Iraque, em que a navegação no estreito de Ormuz e no Golfo Pérsico sofreu ataques de toda a espécie. Minas, misseis, lanchas rápidas, etc. Agora, se este diálogo de surdos descambar em retaliações, talvez a navegeção e o petróleo deixem de circular. É que o Irão, entretanto, comprou à Russia submarinos da classe Kilo, que são só os melhores subs convencionais do inventário. Muito silenciosos e operando em águas quentes, baixas, ruidosas e confinadas,são muito difíceis de detectar. Tal como as minas, basta ameaçar usá-los para lançar o caos na região.
Face a isto terá que ser posta em prática toda a gama de operações ASW e MW, com sério risco. Só que, para já, há um problema. As marinhas deixaram de treinar ASW porque estamos na era das operações de paz, do humanitário e do conjunto...É politicamente correcto e quem manda são os terráqueos.Por outro lado já há poucos navios, sobretudo caça-minas.
Moral da história: aquilo que se perde dificilmente se recupera e as opções estratégicas erradas muitas vezes pagam-se caro.
quinta-feira, janeiro 19, 2006
quarta-feira, janeiro 18, 2006
domingo, janeiro 15, 2006
terça-feira, janeiro 10, 2006
Almoço mensal
Participaram nos últimos 5 encontros gastronómicos:
em 27.9.02 - 40 camaradas
em 11.10.05 - 26 "
em 8.11.05 - 24 "
em 13.12.05 - 25 "
em 10.1.06 - 17 "
A diminuição dos convivas no almoço de hoje dever-se-à à saida recente de um período intenso de festividades e não à abundância de corredores de 100 m. Para o mês que vem, tirar-se-à aprova dos 9.
Aplaude-se com muita satisfação a presença de camaradas que entrados com o 'OC', com ele não sairam.
segunda-feira, janeiro 09, 2006
Prisão do Comandante do Exército espanhol
Quem continuar a ter tempo e paciência, pode ler uma opinião interessante sobre o assunto em título, nos dois últimos escritos do nosso camarada Fraga, no seu blog http://luisalvesdefraga.blogs.sapo.pt/
domingo, janeiro 08, 2006
sábado, janeiro 07, 2006
De, como a partir de deuses e linhas tortas, se chega aos hospitais militares
Mais uma vez, para quem tiver paciência e tempo, vale a pena ler o nosso camarada Alves de Fraga, em http://luisalvesdefraga.blogs.sapo.pt/
quarta-feira, janeiro 04, 2006
Um novo estilo
O último número da Revista da Armada faz capa com uma fotografia do CEMA que vai fazer azia a muita gente. Eu queria inserir a fotografia aqui no blog mas não consegui!
Esperemos que este novo estilo corresponda a uma imagem da Marinha que acompanha a modernidade e vai limpando teias de aranha.
terça-feira, janeiro 03, 2006
segunda-feira, janeiro 02, 2006
Estruturas de Missão
Foi agora criada a estrutura de missão para a presidência do Conselho da União Europeia, que Portugal vai assumir de Julho a Dezembro de 2007.Já havia sido criada a estrutura de missão para assuntos do mar, de que falei há tempos.Estamos então perante uma nova moda e nova terminologia.Antigamente bastaria um despacho para encarregar uns funcionários de uma tarefa, agora é por aprovação em Conselho de Ministros.Porquê? Já percebi; os funcionários ficam equiparados a Director-Geral e Subdirector-Geral...