Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

quarta-feira, novembro 29, 2006

Bom dia OC!

Gaetano Donizetti nasceu em Bérgamo no dia 29 de Novembro de 1797, no seio de uma família pobre e sem qualquer ligação ao mundo da música.
Teve a sorte (ou todos tivemos a sorte) de ter encontrado Johann Simon Mayr, compositor alemão, que era então mestre de capela na Catedral de Bérgamo e que tinha criado na igreja de Sta. Maria Maggiore uma escola de música para crianças protegidas por instituições de caridade. Donizetti começou a ter aulas com Johann Mayr aos 9 anos e, graças às qualidades que demonstrou, foi enviado algum tempo depois para Bolonha a fim de estudar contraponto com Stanislao Mattei que tinha sido professor de Gioacchino Rossini.
Domenico Gaetano Maria Donizetti escreveu quase 70 óperas, das quais as mais conhecidas são “Lucia di Lammermoor”, paradigma da ópera romântica, “Don Pasquale”, “L’elisir d’amore” (quem não conhece a ária “Una furtiva lacrima” desta ópera?) e também “Lucrezia Borgia”, “Maria Stuarda” e “La fille du régiment”.
Infelizmente Donizetti morreu com apenas 50 anos, no dia 8 de Abril de 1848. No entanto, deixou- ‑nos obras que o perpetuam através dos séculos. A ele, bem como aos seus contemporâneos Gioacchino Rossini e Vincenzo Bellini, devemos muito do prazer que o bel canto nos consegue dar.