Oliveira e Carmo
O gesto descrito nas palavras que a seguir transcrevo é uma homenagem à forma heróica como o patrono do nosso curso se bateu no dia 18 de Dezembro de 1961 (faltam 15 dias para que se completem 45 anos!). Mas tal gesto e a forma como ele é relatado são também um belo exemplo de um espírito de corpo que só conheço na nossa Marinha.
Assunto: Curso Oliveira e CarmoBoa tarde,Eis como eu soube quem foi o Cte. Oliveira e Carmo:Cumpri o serviço militar como oficial da Reserva Naval. Pertenci ao 51º CFORN que entrou na Escola Naval em Junho de 1986. Provavelmente saberão que o filho do patrono do vosso curso foi também oficial RN e camarada do meu curso.A instrução de infantaria era ministrada por 2 primeiro-sargentos fuzileiros dum aprumo inexcedível. Numa das primeiras sessões, não sei porquê, perguntaram ao Jorge o seu nome. Ele respondeu “Jorge Oliveira e Carmo”.O sargento disse-lhe então “O senhor cadete tem um apelido que merece toda a honra e que deve dignificar. Já ouviu falar no Cte. Oliveira e Carmo que morreu em combate na Índia?”. A resposta do Jorge foi “Já sim. Era o meu pai.”Os 2 sargentos, automaticamente, puseram-se em sentido e fizeram-lhe uma sentida continência. Todos nós ficámos no mais profundo silêncio pois não sabíamos a história ilustre do seu pai. Passados 20 anos não esqueço esse momento.Cumprimentos,
José Machado
josemachado@sorep.co.pt
Comentários:
Fabuloso.
Não haverá voluntários para investigar o glorioso feito do Senhor Tenente Oliveira e Carmo e pedir a quem lá esteve com ele alguma história "só para nós"???
Embora o tempo seja curto, tendo o Museu e a Comissão Cultural vasta obra sobre o 2ºten Oliveira e Carmo, talvez fosse possivel associar a data de 18/12 com o nosso curso e com alguma coisa que os citados organismos pretendam fazer ou possam dispensar. Quem por lá passou poderia investigar...(Marnoto, Fuzeta)
No Museu há muito pouca coisa para além do que está exposto na Exposição Permanente.
Talvez a Academia de Marinha possua mais algo.
Novo comentário
<< Voltar ao OCeano...