Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Bom dia OC!

1º de Dezembro de 1640 — antes das 9 horas convergiram para o Terreiro do Paço os conjurados que tinham decidido pôr cobro aos 60 anos de desastroso domínio Filipino. Entre eles, D. Miguel de Almeida, D. Estêvão da Cunha, D. António e D. Fernão Telles da Silva, D. Francisco Coutinho, D. Jerónimo de Ataíde, o padre Nicolau da Maia e alguns populares que tinham aliciado. Ao todo, não seriam mais do que 120. Soadas as nove horas, irrompem pela escadaria do Paço da Ribeira e rapidamente vencem a resistência da guarda.
A Duquesa de Mântua é intimada a renunciar ao poder. Obstinada, ainda resiste mas os conjurados convencem-na de que Portugal já só reconhecia por Rei a D. João IV.
D. Miguel de Almeida assoma depois a uma varanda e grita “liberdade portugueses! Viva El-Rei D. João IV”. Estava restaurada a independência.
D. João IV entrou em Lisboa a 6 de Dezembro e foi aclamado Rei no dia 15. Com a Espanha envolvida na Guerra dos Trinta Anos e com uma revolta na Catalunha, Filipe IV não conseguiu enviar tropas para dominar a revolução. D. João IV teve tempo para reorganizar o aparelho militar e preparar a nossa defesa.

Comentários:

Em dezembro 01, 2006 12:31 da tarde, Blogger Jorge Beirão Reis escreveu...

Viva Portugal e Viva a República!
E parabéns ao Besunturas pelo seu sexagésimo terceiro aniversário! Longa vida com saúde e alguns trocos!
Um abraço,

 

Novo comentário

<< Voltar ao OCeano...