Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

quinta-feira, novembro 30, 2006

Bom dia OC!

Winston Churchill nasceu no dia 30 de Novembro de 1874.
Filho de Lord Randolph Churchill e de Jeanette Jerome, uma americana que, para além de ser filha de um milionário, foi considerada uma das mulheres mais bonitas do seu tempo.
Churchill conseguiu ser admitido, à terceira tentativa, na Real Academia Militar de Sandhurst, tendo concluído o curso em 1894.
Depois de uns curtos cinco anos de carreira militar, aderiu ao partido Conservador em 1899 e no ano seguinte foi eleito para o Parlamento. Em 1904 trocou o partido Conservador pelo Liberal e em 1905 entrou para o Governo como Subsecretário de Estado para as Colónias. Nomeado Primeiro Lorde do Almirantado em 1911, desempenhou este cargo até se demitir em 1915 na sequência da derrota que os turcos infligiram à Marinha britânica em Gallipoli.
Nos anos que antecederam a 2ª Guerra Mundial, Winston Churchill combateu ferozmente a forma como o Primeiro Ministro Neville Chamberlain pactuava com a Alemanha, fechava os olhos aos conluios entre Hitler e Estaline e deixava enfraquecer as Forças Armadas britânicas perante o progressivo rearmamento alemão.
Nomeado novamente Primeiro Lorde do Almirantado no início da 2ª Guerra, veio a assumir o cargo de Primeiro Ministro e de Ministro da Defesa em Maio de 1940 face à evidenciada incapacidade de Chamberlain para conduzir uma nação em guerra.
Resolvido o conflito, os britânicos resolveram em 1945 mudar para o partido Trabalhista e Churchill foi derrotado por Clement Attlee. Regressou ao cargo de Primeiro Ministro em 1951, onde se manteve até 1955.
A enorme figura de estadista que Churchill foi, faz com que muitas vezes fiquem eclipsadas outras vertentes da sua obra, as quais, inclusivamente, lhe valeram em 1953 o Prémio Nobel da Literatura.
Difícil é também resumir em poucas linhas a vida deste Homem que fez a História da primeira metade do século XX.
Winston Leonard Spencer-Churchill morreu em Londres no dia 24 de Janeiro de 1965.