Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

quarta-feira, novembro 22, 2006

Charles de Gaulle
Militar e estadista francês nascido em 1890 e falecido em 1970. Em Londres, organizou a Resistência francesa na luta contra os nazis (1940-1944); após a vitória dos Aliados, foi chefe do governo provisório de 1944 a 1946. Em 1958, face à crise da Argélia, volta ao poder; adopta um sistema presidencial, mudando a Constituição e fundando a V República Francesa, de que foi o primeiro presidente. Maio de 68 surgiu como uma oposição por parte da juventude e das forças sociais face ao conservadorismo do regime. De Gaulle reprimiu violentamente esta manifestação, conseguindo vencer as eleições desse mesmo ano. Renunciou todavia ao cargo em 1969, quando a sua política em relação à regionalização e à reforma do Senado foi derrotada em referendo.

Comentários:

Em novembro 22, 2006 9:52 da tarde, Blogger FdaPonte escreveu...

Amargo com a derrota do SCP, só posso acrescentar que precisávamos de um destes cá, de direita, de esquerda, de cima ou de baixo.
O mal do poder é não se saber exercê-lo a bem de todos.

 

Novo comentário

<< Voltar ao OCeano...