Vencimentos na Administração pública
Dando volta a uns papéis antigos e mal arrumados, encontrei o gráfico que a seguir reproduzo, que me chegou às mãos há 3 ou 4 anos atrás e de que já não recordo a origem.

Como se pode ver, estão representadas algumas categorias de quatro classes profissionais da Administração Pública (Docentes, Magistrados, Funcionários Públicos e Militares) que auferiam sensivelmente o mesmo vencimento até 1988. A partir desse ano, o leque salarial entre essas categorias expandiu-se notoriamente, em desfavor dos militares.
O silêncio em que isto se fez foi gritante e atribuo-o a uma de duas razões:
1 - Ou os militares estavam privilegiados e o poder instituido procurou estabelecer uma situação de maior justiça relativa fazendo os vencimentos dos militares "marcar passo",
2 - Ou, quem tinha a função (e o dever) de impedir que isso tivesse acontecido distraiu-se, não quis ou não poude evitá-lo, sem que daí tivessem resultado quaisquer consequências visíveis aos olhos dos interessados.
Não parece que a partir de 2002, último ano referido no gráfico, a situação tenha evoluido favoravelmente para os militares.
Assim, quem jurou defender a Pátria até ao sacrifício da própria vida, chegou a esta situação em matéria de vencimentos (para não falar de outras que agora não vêm ao caso).
Comentários:
Já vi este gráfico , e creio que publicado , ou simplesmente mostrado , por ti.
As duas hipoteses são válidas e são a realidade.
Antes do 25 os militares ocupavam todos os cargos , por serem "a confiança do regime".
Viu-se!!!!
Hoje são os magistrados que ocupam todos os cargos , incluindo o futebol.
Será que são a confiança do regime?
Novo comentário
<< Voltar ao OCeano...