Bom dia OC!

Terá nascido em Viseu por volta de 1496. Filho natural de Lopo de Barros, que foi corregedor no Alentejo, ficou órfão ainda muito novo. No entanto, dá-se bem com a corte onde foi acolhido como guarda-roupa do príncipe D. João, futuro D. João III.
Provavelmente, esta proximidade com o rei e também por ser considerado um homem honesto leva-o a ser nomeado em 1522 capitão da fortaleza de S. Jorge da Mina, em 1525 tesoureiro das Casas da Índia, Mina e Ceuta e em 1533 feitor das Casas da Guiné e das Índias, cargo que exerceu até 1567.
Em 1530 publica o seu primeiro livro, um romance de cavalaria que intitulou “Crónica do Imperador Clarimundo”, história de um antepassado legendário dos reis de Portugal.
A sua obra mais conhecida e mais importante são as “Décadas da Ásia”, cuja primeira parte foi publicada em 1552, seguindo-se um ano depois a segunda e dez anos mais tarde a terceira. João de Barros deixou a quarta parte incompleta, a qual terá sido concluída por João Baptista Lavanha e publicada em 1613.
Comentários:
Novo comentário
<< Voltar ao OCeano...