Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

sábado, novembro 19, 2005

Este país de marinheiros

O inefável Secretário de Estado da Defesa herdou parte dos assuntos do mar que no anterior governo pertenciam ao célebre Fernandes Thomaz. Nunca o tinha ouvido pronunciar-se sobre o assunto, mas ultimamente começou a falar. A propósito do Dia Mundial e Nacional do Mar deu uma entrevista ao D.N. em que expõe toda uma série de boas intenções e a vontade de começar a olhar para o mar com outros olhos. No fim ,pergunta o entrevistador:
_E isso não é um pouco contraditório com as acusações de falta de meios da Marinha?
Resposta: Está em curso um programa de reequipamento da Marinha em que está previsto o reforço da sua capacidade oceânica. Designadamente os submarinos. Como é óbvio seria sempre melhor ter mais meios, mas creio que Portugal tem os meios que precisa e os meios suficientes para assegurar as suas responsabilidades. Esse é pelo menos o nosso objectivo.

Estamos pois esclarecidos neste aspecto!

Consultei a seguir os discursos de SExa no site do MDN. Discursos proferidos no Dia do Mar e na Assembleia Geral da CRPM, no Funchal de 2 a 4Nov. Uma tristeza, no entanto contêm os dois uma novidade de que nunca ouvira falar. Diz que foi criada a Estrutura de Missão para Assuntos do Mar, a funcionar na sua dependência por delegação do MDN. Esta estrutura deverá propor no prazo um ano um modelo de governação do mar, identificar as principais linhas orientadoras de uma estratégia de desenvolvimento sustentado do mar, identificar um programa de acções a curto prazo,etc.
É fantástico. Como é que tão importante orgão é criado e ninguém sabia? Quem são os peritos que dele fazem parte? É mesmo caso para perguntar para que serviu a comissão dos Oceanos que entregou as suas conclusões há menos de um ano.O trabalho foi para o lixo?

Estou confuso! Ajude-me quem souber.

Comentários:

Em novembro 21, 2005 12:35 da tarde, Blogger Manel escreveu...

Presidente: Cravinho(Pai)

Vice Presidente: Fernando Gomes
Vice Presidente: Nuno Cardoso
Vice Presidente: Veiga Simão
Vice Presidente: Edmundo Pedro
1º Vogal : Palma Inácio
2º Vogal : A Capela do Rato

 

Novo comentário

<< Voltar ao OCeano...