Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

segunda-feira, novembro 14, 2005

Marinha


in site do "Correio da Manhã"
(http://www.correiodamanha.pt/)
2005-11-14

Caso - sucessão do almirante Vidal Abreu não é consensual

Mal-estar na Marinha

A Marinha está a passar por tempos algo conturbados. Depois de cerca de mil militares terem solicitado a passagem à reserva, o que obrigou as chefias a travar o processo para salvaguardar a sua operacionalidade, a escolha do vice-almirante Melo Gomes para Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA) causou alguma perplexidade, pois trata-se de um dos mais jovens vice-almirantes.

Vários vice-almirantes mais velhos foram preteridos e, tanto quanto o CM pôde apurar, já há quem, entre eles, esteja a pensar em pôr os papéis para a reserva.Melo Gomes, segundo comandante do Comando Conjunto de Lisboa (NATO, em Oeiras) está em rápida ascensão. No dia 3 de Novembro, o Conselho Superior de Defesa Nacional (CSDN) aprovou a sua promoção a vice-almirante e o Governo propôs o seu nome para substituir o almirante Vidal de Abreu na chefia do CEMA, cargo que, se for confirmado pelo Presidente da República, lhe dá automaticamente a patente de almirante. Ou seja, no espaço de dez dias, Melo Gomes passa de contra-almirante a vice-almirante (era já graduado em vice-almirante) e, até ao fim do mês, quando Vidal de Abreu abandonar o cargo, passará a almirante.Segundo as nossas fontes, a capacidade profissional de Melo Gomes não está em causa, pois é um dos oficiais-generais mais prestigiados – recorde-se que foi ele que liderou, em 1998, a operação de evacuação de civis na Guiné-Bissau, durante a qual foram resgatados 1237 cidadãos de 33 nacionalidades. Mas a verdade é que outros vice-almirantes de reconhecido mérito tinham legitimas aspirações ao cargo de CEMA. O nome de Melo Gomes foi recebido na reunião do Conselho do Almirantado (reunião entre o almirante CEMA e todos os vice-almirantes no activo, cerca de 12), realizada no passado dia 9, com surpresa. A expectativa era a de que o Comandante Naval, vice-almirante Alexandre da Fonseca, ou o director-geral da Autoridade Marítima, vice-almirante Medeiros Alves, fossem os escolhidos. De acordo com as nossas fontes, o vice-almirante Alexandre da Fonseca, de 59 anos, estará mesmo a pensar na sua passagem à reserva. Entretanto, coloca-se a questão de se saber quem substituirá Melo Gomes no Comando da NATO, um cargo de extrema importância para Portugal.

Comentários:

Em novembro 15, 2005 7:12 da tarde, Blogger José Aguilar escreveu...

Aparentemente, o artigo sugere que o Melo Gomes é um Nescalmirante (leia-se um almirante instantâneo). Eu cá sou do tempo dos almirantes levedados, mas nada me move contra a juventude... Sempre quero é ver quantos dos almirantes (subitamente) mais marretas irão para casa aturar as respectivas caras-metades...

 

Novo comentário

<< Voltar ao OCeano...