Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

sexta-feira, setembro 29, 2006

Bom dia OC!

No dia 29 de Setembro de 1954, 12 países assinaram a convenção que criou aquilo que então foi designado por “Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire” e que ainda hoje é conhecido por CERN, apesar de se ter passado a chamar “Organisation Européenne pour la Recherche Nucléaire”.
Se o CERN não tivesse sido criado, provavelmente não estaríamos hoje a comunicar através deste meio extraordinário que se chama World Wide Web, já que ele resultou de um projecto concebido no CERN.
Mas, embora o World Wide Web seja um produto emblemático do CERN, é quase insignificante face aos restantes projectos em que está envolvido este enorme laboratório situado junto à fronteira entre a Suíça e a França e que é o maior centro de investigação mundial de física de partículas, onde são desenvolvidos projectos em que colaboram alguns 6500 cientistas pertencentes a meia centena de universidades, que se dedicam, sobretudo, ao estudo das partículas que compõem a matéria.
O CERN tem actualmente 20 Estados-Membros, entre os quais Portugal, cuja adesão data de 1985.