Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

terça-feira, setembro 26, 2006

Bom dia OC!

No dia 26 de Setembro de 1944, oito dias depois de ter sido desencadeada a tentativa aliada de abrir um corredor através da Holanda que permitisse chegar mais depressa aos centros industriais alemães, os poucos sobreviventes da destroçada 1ª Divisão Aerotransportada britânica que se encontravam a norte do Reno e que ainda não tinham sido feitos prisioneiros pelas forças alemãs foram obrigados a retirar sem que tivessem conseguido dominar a ponte de Arnhem. Era uma ponte longe demais
Este fracasso da operação Market Garden deve-se, acima de tudo, a quem a comandou, o Marechal Visconde Montgomery de Alamein… A sua vaidade, que habitualmente lhe toldava a razão, aliada à sua enorme falta de senso, levou-o a menosprezar as informações relativas às forças alemãs na área de operações, a descurar o necessário apoio logístico às forças aerotransportadas e a ser incapaz de fazer chegar a Arnhem os indispensáveis reforços. Ainda por cima, depois deste fracasso, teve a lata de afirmar que a operação Market Garden tinha tido 90% de sucesso, o que levou o Príncipe Bernardo da Holanda a dizer que “o seu país nunca mais poderia voltar a permitir-se ao luxo de outro sucesso de Montgomery”…
A ponte sobre o Reno em Arnhem, no dia 19 de Setembro de 1944