Bom dia OC!
Sem qualquer declaração prévia de guerra aos Estados-Unidos, às 07:53 horas do dia 7 de Dezembro de 1941 os 183 aviões da primeira vaga lançada pelos porta-aviões “Akagi”, “Kaga”, “Shokaku”, “Zuikaku”, “Hiryu”, e “Soryu” começaram a bombardear navios e aviões que se encontravam em Pearl Harbour e nas bases aéreas próximas. Cerca de uma hora depois, foi a vez de uma segunda vaga de 167 aviões continuar a destruição de navios e aviões, incapazes de reagir perante a surpresa deste ataque que causou a morte a cerca de 2400 militares e civis, 2000 dos quais pertenciam à Marinha dos Estados-Unidos.
Para além destas vidas, o ataque causou igualmente a perda total de 2 couraçados (o USS Arizona e o USS Oklahoma) e avarias com maior ou menor gravidade em outros 6 couraçados e 6 cruzadores.
Por sorte, não estava em Pearl Harbour qualquer porta-aviões, o que permitiu que 6 meses depois a recuperada esquadra dos EUA estivesse apta para defrontar os japoneses na Batalha do Mar do Coral, primeiro confronto travado no Pacífico entre forças de porta-aviões.
PS — este Bom Dia teve a mais do que valiosa colaboração do Zé Mimoso, que me enviou várias fotografias e uma descrição do ataque a Pearl Harbour.

Comentários:
Novo comentário
<< Voltar ao OCeano...