Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

quarta-feira, novembro 15, 2006

Bom dia OC!

No dia 15 de Novembro de 1924, Sacadura Cabral e o cabo mecânico que o acompanhava num voo entre Amsterdão e Lisboa desapareceram para sempre quando sobrevoavam o Canal da Mancha.
Sacadura Cabral pilotava um dos cinco Fokker que tinha conseguido adquirir, graças a uma subscrição pública, para uma viagem aérea, inicialmente projectada para ser de circum-navegação mas que, por falta de apoios, seria só até à Índia.
Artur de Sacadura Freire Cabral tinha nascido em Celorico da Beira no dia 23 de Maio de 1881. Em Novembro de 1897 entrou na Escola Naval, tendo concluído o curso em 1901. Os primeiros anos da sua carreira foram passados quase sempre em Moçambique e em Angola onde fez comissões de serviço até 1915. A seguir, vai para França tirar o brevet nas Escolas de Aviação Militar de Chartres e de Aviação Marítima de Saint Raphael, juntando-se assim aos pioneiros da aviação portuguesa. Pouco tempo depois começa a colaborar com Gago Coutinho no desenvolvimento de métodos e instrumentos adequados para a navegação aérea, os quais são primeiro postos à prova num voo até à Madeira efectuado em 1921 e definitivamente comprovados no ano seguinte na travessia do Atlântico Sul.
O seu inglório desaparecimento impediu certamente a concretização de novos feitos da nossa Aviação Naval, que só um homem como Sacadura Cabral conseguiria levar por diante.

Comentários:

Em novembro 15, 2006 1:03 da tarde, Blogger J.N.Barbosa escreveu...

Que farda é esta? Parece fotomontagem.

 
Em novembro 15, 2006 1:31 da tarde, Blogger Jota escreveu...

Podes ver no seguinte endereço da Bibliteca Nacional a imagem num tamanho maior:
http://purl.pt/4155/1/

 

Novo comentário

<< Voltar ao OCeano...