Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

segunda-feira, novembro 13, 2006

Bom dia OC!

Em 13 de Novembro de 1460 morreu na Vila de Sagres o Infante D. Henrique.
5º filho de D. João I e de D. Filipa de Lencastre, nasceu no Porto no dia 4 de Março de 1394.
Tal como os seus irmãos D. Duarte e D. Pedro, foi armado cavaleiro por seu pai depois da conquista de Ceuta em 1415.
Duque de Viseu, senhor da Covilhã, de Lagos e de Sagres, para além de grão-mestre da ordem de Cristo, os proventos dos seus domínios deram-lhe a possibilidade de construir os navios e de se rodear das pessoas que lançou pelo Atlântico à descoberta de novas terras.
Primeiro a Madeira em 1419, os Açores em 1427 e em 1434 é a vez de Gil Eanes dobrar o Cabo Bojador, ao sul do qual, diziam as lendas do Mar Tenebroso, era impossível manter-se a vida. Com a desastrosa expedição a Tânger pelo meio, a exploração do Atlântico é retomada em 1441, sendo alcançado o Cabo Branco. Em 1444 é dobrado o Cabo Verde, no ano seguinte Dinis Dias chega à foz do rio Senegal e, ainda em 1445, é alcançado o arquipélago dos Bijagós. Doze anos depois, em 1456, é a vez do arquipélago de Cabo Verde, última descoberta sendo o Infante vivo, mas que não são a sua derradeira conquista pois em 1458 participa ainda na tomada de Alcácer-Ceguer aos mouros.