Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

quarta-feira, setembro 13, 2006

Bom dia OC!

Há 13 anos Yitzhak Rabin e Yasser Arafat apertaram as mãos para assinalar a assinatura do primeiro “Acordo de Oslo”.
Este primeiro aperto de mão trocado em público por líderes de Israel e da Palestina parecia querer deixar vislumbrar uma pequena réstia de esperança de paz entre israelitas e palestinos. Puro erro. Arafat ao apertar a mão a Rabin já estava a pensar na maneira de fugir ao acordado. A Frente Popular de Libertação da Palestina e o Hamas recusaram o acordo como sempre recusaram reconhecer o direito do Estado de Israel existir. A direita israelita dificilmente o engoliu e Yitzhak Rabin pagou com a vida a ousadia de ter sonhado com a paz. Foi assassinado por um extremista judeu no dia 4 de Novembro de 1995, praticamente um mês depois de ter assinado, em 28 de Setembro, o segundo “Acordo de Oslo”.
Os “Acordos de Oslo” foram enterrados no dia 28 de Setembro de 2000, quando Ariel Sharon resolveu “passear” na Esplanada das Mesquitas, o que veio a desencadear a segunda intifada.
Se alguém tiver alguma solução para este canto do mundo, faça o favor de dizer…