Bom dia OC!

Depois da morte de D. Sebastião em Alcácer Quibir e ainda durante o curto reinado do Cardeal D. Henrique, Filipe II demonstrou a sua intenção de ocupar o trono português, contrariando as legítimas pretensões do seu primo D. António, prior do Crato. De início com subornos e intrigas, passou rapidamente para a força das armas depois de D. António ter sido aclamado rei em 19 de Junho de 1580, mandando invadir Portugal por um exército chefiado pelo Duque de Alba, apoiado por uma esquadra comandada pelo Marquês de Santa Cruz. Derrotado o prior do Crato na batalha de Alcântara em 25 de Agosto de 1580, Filipe II de Espanha foi proclamado rei de Portugal, em 16 de Abril de 1581, pelas cortes reunidas em Tomar.
A rivalidade com a Inglaterra, que cada vez mais se afirmava como potência marítima, levou este rei ambicioso a iniciar em 1585 uma guerra com aquele país, que se prolongou até 1604, com nefastas consequências para Portugal, nomeadamente para a nossa Marinha, envolvida em 1588 na desastrosa expedição da “Invencível Armada”, e para o nosso comércio com o Oriente e com o Brasil.
Filipe II de Espanha e I de Portugal morreu no Escurial a 13 de Setembro de 1598, ao que consta coberto de vermes e de úlceras, depois de um doloroso e demorado sofrimento (Deus seja louvado…).

Comentários:
Os restos do Prior do Crato estão em Paris , algures não se sabe bem onde.
Vou procurar e saber se vos posso dar notícias sobre este túmulo desaparecido.
"Oh draconian devil oh lame saint"
sabem de onde é isto?
Seria o que vinha escrito na caixa dos sapatos castanhos do Azevedo Soares ????
Não!
O que estava escrito na caixa era:
"Istochen veter, zapaden veter od Marquis perl".
Nisto do Marquês
O que me deixa perplexo
È sabê-lo ser Marquês
Sem acento circunflexo...
Novo comentário
<< Voltar ao OCeano...