Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

sexta-feira, maio 19, 2006

Bom dia OC!

Mário de Sá-Carneiro
Mário de Sá-Carneiro nasceu em Lisboa no dia 19 de Maio de 1890. É um dos nossos maiores poetas do Modernismo e um dos principais animadores do grupo que fundou a revista “Orpheu”, de que faziam parte Fernando Pessoa, Amadeo de Souza Cardoso e Almada Negreiros, a chamada “Geração d’Orpheu”.
Em 1911 matriculou-se na Faculdade de Direito de Coimbra, mas não chegou a concluir o primeiro ano. Foi depois para Paris, com o objectivo de estudar Direito na Sorbonne, mas dedicou-se sobretudo à vida de boémia dos cafés e salas de espectáculo.
Sofrendo de uma profunda crise existencial, suicidou-se num quarto de hotel da capital francesa em 26 de Abril de 1916.
A forma como viveu a sua curta existência ficou bem reflectida na sua obra poética, o que levou o seu amigo Fernando Pessoa a escrever: «...O Sá-Carneiro não teve biografia: teve génio. O que disse foi o que viveu».
Podem ler mais alguma coisa sobre Mário de Sá-Carneiro na página que lhe é dedicada no site do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas.
E não tenham crises existenciais. Se sentirem alguma a aproximar-se, olhem para o mar…