Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

quinta-feira, abril 13, 2006

Bom dia OC!

Conforme nos indica o Instituto Camões, passam hoje 160 anos sobre a inauguração do Teatro Nacional D. Maria II. No entanto, consultando o “site” do Teatro (na ligação que atrás deixei), constatamos que esta efeméride é, pura e simplesmente, ignorada. Aliás, nesse “site”, quem quiser conhecer a história do D. Maria II apenas encontra uma página em branco com a singela frase “Conteúdos em actualização”…
Perante esta confrangedora ausência de informação, resta-nos comemorar aqui o aniversário daquilo que deveria ser a casa-mãe do nosso teatro, recordando que a sua construção resultou de uma proposta de Almeida Garrett que, em 28 de Setembro de 1836, foi incumbido de apresentar um plano de desenvolvimento do teatro, do que resultou a proposta de criação do Teatro Nacional, bem como de uma Inspecção-Geral dos Teatros e de um Conservatório de Arte Dramática.
Decorridos 10 anos sobre tais propostas, foi inaugurado no dia 13 de Abril de 1846 o Teatro Nacional com a representação do drama histórico “Álvaro Gonçalves, o Magriço, e os Doze de Inglaterra” de Jacinto Heliodoro de Faria Aguiar Loureiro.