Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

quarta-feira, abril 12, 2006

Bom dia OC!

Contrariando a doutrina então professada pela Igreja Católica, teve a ousadia de afirmar que era a Terra que girava em torno do Sol e não o contrário. Esta ousadia, reiterada e fundamentada em demonstrações matemáticas na sua obra Dialogo dei massimi sistemi, valeu a Galileu Galilei ser levado perante o tribunal do Santo Ofício, onde começou a ser julgado no dia 12 de Abril de 1633, tinha então quase 70 anos.
Para escapar à morte, foi humilhado e obrigado a renunciar a teoria que defendia. Mesmo assim, foi condenado e os seus livros colocados no index da Inquisição. Contudo, reza a lenda que ainda teve a coragem de exclamar em pleno tribunal a célebre frase «Eppur, si muove!».
Galileu Galilei nasceu em Pisa a 15 de Fevereiro de 1564 e morreu em Florença no dia 8 de Janeiro de 1642. Embora tarde, em 31 de Outubro de 1992, 350 anos após a sua morte, foi reabilitado pelo Papa João Paulo II que lamentou a forma como o processo tinha sido conduzido.
Robert-Fleury, Galilée devant le Sainte-Office (Museu do Louvre), 1847