Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

quarta-feira, março 08, 2006

Pequena revista da imprensa (8 de Março)

PÚBLICO
(manchete, págs. 2 a 5) Dia Internacional da Mulher – Listas eleitorais que não cumpram paridade serão excluídas. José Sócrates vai à Assembleia defender a igualdade entre sexos. Primeira comandante da Marinha chefia lancha com sete homens. Portugal acima da média europeia na liderança feminina
(págs. 1 e 28) Ensino superior – Governos acusados de ignorar avaliação
(págs. 1, 26 e 27) Novo Cartão do Cidadão apresentado hoje
(págs. 1 e 40) Dez investimentos de 148 milhões de euros anunciados ontem. Governo rebaptiza política para “choque do investimento”. O peso do Estado na economia continua a ser apontado como um dos principais entraves ao crescimento
(págs. 1 e 24) Taxas moderadoras aumentam antes da reforma das urgências.
(pág. 39) Governo vai apertar controlo dos gastos das autarquias – Câmaras terão de prestar contas sobre contratações. Finanças vão obrigar autarquias a divulgar as suas despesas com pessoal; municípios com mais de 100 mil eleitores terão de reportar mensalmente as suas contas
(pág. 40) Empresas portuguesas em último lugar da UE na informatização
(pág. 43) Electricidade vai subir de forma significativa em 2007 – Presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos preocupado com futuro do Mibel.
(pág. 11) Sampaio exorta alunos e professores à excelência – Presidente revisitou Liceu Pedro Nunes

DIÁRIO DE NOTÍCIAS
(manchete, págs. 2 a 5 e editorial) “A coisa mais difícil vai ser escolher novo procurador”. Na última entrevista no Palácio de Belém, Jorge Sampaio diz que o desempenho do cargo foi mais difícil do que esperava.
(págs. 1 e 8 economia) Cobrança de dívidas – Segurança Social já penhorou cinco mil contas bancárias.
(págs. 1 e 17) Gripe obriga à declaração de todas as aves – Proprietários de aves de estimação ou para consumo terão de preencher impressos nas juntas de freguesia e câmaras.
(págs. 1 e 18) Novas taxas moderadoras dão nove milhões ao Estado.

CORREIO DA MANHÃ
(págs. 1 e 20) Deco aconselha consumidores a aproveitar concorrência bancária para poupar na prestação da casa.

JORNAL DE NEGÓCIOS
(págs. 1 e 15) Electricidade – Tarifas para famílias vão disparar. As tarifas eléctricas para consumidores domésticos vão disparar a partir de 2007. Esta é uma das consequências da eliminação do tecto da inflação à subida dos preços da baixa tensão que é admitida pelo presidente da ERSE.
(págs. 1, 18 e 19) Entrevista a Luís Máximo presidente do grupo para a revisão dos benefícios fiscais. – “Pode ser a maior reforma desde 1989”. Luís Máximo dos Santos presidiu ao grupo de trabalho a quem o Governo encomendou a proposta de revisão dos benefícios fiscais, um documento que o ministro Teixeira dos Santos garante que será “um dos pilares fundamentais” da reforma estrutural que avançará este ano. Uma semana após a publicação do relatório, Luís Máximo, em entrevista ao JdN, diz que se o Governo acolher estas medidas, estaremos perante a maior reforma desde 1989.
(pág. 20) Acesso às urgências mais caro apesar de ainda não existirem alternativas – Taxas moderadoras sobem 23% nas urgências e um pouco acima da inflação nos principais actos.
(pág. 48) Formação profissional – Governo quer formar 350 mil pessoas em horário pós-laboral.

DIÁRIO ECONÓMICO
(pág. 8) Controladores arrancam gradualmente – Os Ministérios com maior volume de despesa serão os primeiros a ter controlador financeiro. Até ao final de 2006, todos terão.
(pág. 9) Persistem dúvidas sobre novo cartão do cidadão – José Sócrates vai testar o cartão do cidadão, mas o Governo admite não ter ainda definido moldes em que o documento vai ser requerido.
(pág. 10) OCDE discute relatório sobre a economia portuguesa – Documento está focado nos grandes desafios para a economia no futuro próximo, centrando-se ainda no sector educativo.
(pág. 11) Dívidas incobráveis atingem mínimo histórico – Num ano de forte apatia económica e de aumento do desempenho, os níveis de cobrança duvidosa caíram para mínimos históricos.
(pág. 19) Justiça brasileira manda TAP devolver multa da Varig – Um tribunal brasileiro decidiu que a Varig não deveria ter pago uma indemnização à TAP pela venda da VarigLog à Matlin Patterson.
(pág. 37) PS recua na proposta de criação de farmácias sociais – O grupo parlamentar deixa para o Governo a decisão de avançar, ou não, com as farmácias sociais, que já motivaram acesa discussão entre o PS e a ANF. Autoridade da Concorrência mais ambiciosa que o Governo. (...) Aplicação das medidas de Abel Mateus pode gerar poupança de 145 milhões.(...)
(pág. 45) Artigo de opinião Poul Nyrup Rasmussen, Presidente do Partido Socialista Europeu e antigo primeiro-ministro da Dinamarca – Bem-estar económico da Europa nas mãos das mulheres. Se a Europa pretende aumentar o leque da sua população activa tem, imperativamente, de cativar mais mulheres para o universo de trabalho. (...) Em Portugal 60% das mulheres participam no mercado laboral – mais do que em qualquer outro país do Sul da Europa. Regista todavia uma taxa de natalidade abaixo da média europeia devido a factores vários, como a falta de uma rede de creches. (...)