Pequena revista da imprensa (6 de Março)
(1ª pág. e págs. 1, 2 a 5 supl. Econ.) Empresas chumbam Plano Tecnológico de Sócrates – Inquérito da Deloitte a 231 empresas evidencia cepticismo sobre projecto do Governo.
(pág. 6 e 7) 10 anos de Jorge Sampaio – Educação e competitividade – Pode um país modernizar-se sem que a educação constitua um dos motores desse progresso? Na perspectiva de Sampaio, a resposta é negativa. Por isso o Presidente da República inclui sempre as questões educativas entre as prioridades da sua agenda. Sem esquecer que este é um grande factor de competitividade num mundo globalizado.
(pág. 14 supl. Econ.) Multibanco não quis aliar-se a Cartão do Cidadão – O Governo contactou a SIBS, com vista a associar o Multibanco ao novo Cartão do Cidadão. No entanto, as diferenças “tecnológicas” entre ambos são grandes. É que a SIBS está a ultimar o seu novo Multibanco, que a banca vai começar a comercializar em Abril e que vai aumentar o nível de segurança das operações feitas através dos canais electrónicos.
PÚBLICO
(pág. 38) Análise/Conjuntura – Estratégias de ataque para as indústrias de Defesa – Para se posicionar no mercado europeu, Portugal deve evoluir da lógica de contrapartidas para uma lógica de contratos de participação industrial. Janela de oportunidade é curta e Portugal já está atrasado.
JORNAL DE NOTÍCIAS
(pág. 5) Governo promete mais remédios fora das farmácias.
(pág. 7) Fogos florestais – Portugal dirige projecto internacional pioneiro “Fire Paradox” que envolve 32 parceiros de 12 países. Aspectos técnicos e questões sociais à volta dos incêndios vão ser analisados.
DIÁRIO ECONÓMICO
(pág. 8) Finanças apertam despesas dos gabinetes ministeriais – Ministro das Finanças decidiu apertar o cinto à Administração Central. A lei de execução orçamental para este ano prevê uma nova cativação nas verbas previstas para viagens.
(pág. 12) Economia italiana e portuguesa com o pior desempenho da União Europeia no ano transacto – Problemas estruturais dificultam desenvolvimento da economia portuguesa.
(pág. 13) Europa com economia mais aberta que os EUA – O comércio externo representa cerca de três quartos do PIB europeu. Nos Estados Unidos esse valor representa 27% do produto.
(pág. 20) Portugal é o 5º país do ranking mundial que mais investiu em energia eólica – A Europa antecipou, no final de 2005, as metas fixadas por Bruxelas para este sector em 2010. Os actuais 40.504 MW de potência instalada representam 2,8% do consumo comunitário.
(pág. III supl. Programa Mais – Mediação e Apoio a Incentivos e Subsídios) Agenda de Lisboa quer aumentar investimento em I&D – Mobilizar a confiança dos empresários é uma das prioridades do programa que pretende potenciar as capacidades já existentes em Portugal.
(pág. 37) Cavaco Silva contra proteccionismos na UE – Entrevista ao ABC. A protecção de centros de decisão não pode implicar a violação de regras comunitárias, defende Cavaco Silva, que quer mais união política na Europa. (...) “Há que deixar funcionar o mercado e as regras vigentes da concorrência”, advertiu Cavaco, acrescentando, porém, compreender “determinadas atitudes das opiniões públicas quando estão em causa grandes empresas com interesses estratégicos muito fortes”. (...)
JORNAL DE NEGÓCIOS
(pág. 11) Governo avançou para co-incineração sem esclarecer as duas cimenteiras. Secil só responderá após recepção de elementos; Cimpor não comenta.
(pág. 17) Parecer de 20 de Fevereiro, pedido pela Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais. Comissão Nacional de Dados (CNPD) nega acesso dos bancos à base de dados do número de contribuintes – É ilegal o acesso do Banco de Portugal à base de dados dos números de identificação fiscal (NIF). É esta a conclusão a que chega a CNPD num parecer que lhe foi solicitado pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.
Comentários:
"Multibanco não quis aliar-se a Cartão do Cidadão- ... ... o seu novo Multibanco, que a banca vai começar a comercializar em Abril e que vai aumentar o nível de segurança das operações feitas através dos canis electrónicos."
Com que então "canis electrónicos" ... fugiu-te a tecla para a verdade !!!
Já está corrigido...
Novo comentário
<< Voltar ao OCeano...