Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

sexta-feira, março 03, 2006

Pequena revista da imprensa (3 de Março)

DIÁRIO DE NOTÍCIAS
(págs. 1 e 19) Crime económico deixa de ser prioridade para a PJ – Despacho do director nacional da Polícia Judiciária fixa como prioridade para 2006 o combate ao terrorismo. Fora das preocupações centrais ficam a corrupção, o tráfico de influências e a fraude fiscal.
(págs. 18 e 19) Lixos-perigosos. Co-incineração avança com menos polémica – Câmaras de Setúbal e Souselas prometem oposição se Governo avançar com queima de resíduos industriais perigosos nas suas cimenteiras. Mas contestação é menor do que no tempo em que Sócrates tutelava o Ambiente. O contexto é outro: estão em criação unidades de tratamento destes lixos e só parte será co-incinerada. Técnicos dizem que processo é seguro.
(pág. 1 e pág. 4 supl. Econ.) Portugal será quarto país com o mais baixo crescimento do mundo – A Economist Intelligence Unit prevê uma taxa de crescimento para Portugal em 2006 de 0,6%, um valor que apenas é superior ao de três outros países em todo o mundo. A recuperação apenas terá início em 2007 e no ano seguinte a variação do PIB português poderá já ser igual ao da média da zona euro, o que não acontece desde 2001.
(pág. 1 e págs. 2 e 3 supl. Econ.) Silva Lopes diz que é preciso cortes nos benefícios da saúde – Em entrevista ao DN, defende que os cortes na saúde são inevitáveis para evitar uma crise grave no Pais.A imigração, defende Silva Lopes, deve ter um maior controlo, apostando mais na qualificação. O presidente do Montepio anuncia que instituto vai avançar com o sistema de remuneração por objectivos.

PÚBLICO
(págs. 1 e 14) Sampaio assume atraso na condecoração de jornalista madeirense.
(págs. 1 e 14) Caso Eurominas. Relatório considera “razoável” actuação dos governos Guterres.
(pág. 36) Campanha internacional defende rolha de cortiça dos vedantes alternativos – Associação portuguesa da Cortiça e ICEP investem três milhões de euros para “comunicar factos e não percepções”.

DIÁRIO ECONÓMICO
(pág. 34) Dinamarca dá por encerrado conflito com MNE português – Embaixada da Dinamarca em Lisboa diz ao DE que “o assunto acabou” com a troca de correspondência entre Freitas do Amaral e o Ministro dos Negócios Estrangeiros dinamarquês.
(pág. 35) PR pede esforço adicional na modernização das FA – Jorge Sampaio iniciou despedidas junto das Forças Armadas. Depois recebeu os líderes partidários. O programa segue até dia 8.
(pág. 38) Cartão de identificação virtual abre guerra entre IBM e Microsoft.

COURRIER INTERNACIONAL
(pág. 40) Microbiologia – a energia microbiana existe. A electricidade produzida por algumas bactérias poderá tornar-se uma nova fonte de energia alternativa. As aplicações são ainda limitadas, mas os resultados revelam-se prometedores.

O INDEPENDENTE
(págs. 1 e 4) Derrapagem no emprego – Programa do Governo está ameaçado. Centros de Emprego foram obrigados a devolver verbas destinadas a programas operacionais para desempregados e beneficiários do rendimento social de inserção que iriam começar este mês. As delegações regionais do Instituto do Emprego precisam do dinheiro e não dão explicações para este congelamento.
(pág. 25) É só gastar… – Estado gasta milhões de euros por ano com associações de agricultores nas candidaturas a subsídios quando as suas próprias estruturas facilmente dariam conta do assunto.

Comentários:

Em março 06, 2006 4:18 da tarde, Blogger Bastos Moreira escreveu...

Isso é que é ler jornais!

 

Novo comentário

<< Voltar ao OCeano...