Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

quinta-feira, outubro 20, 2005

Gripe das aves. Dúvidas?


in site do "Diário de Notícias"

Dúvidas e questões sobre a gripe das aves podem ser endereçadas para gripedasaves@dn.pt

Dúvidas?

1 Quem está infectado pelo vírus da gripe sazonal está mais vulnerável à infecção pelo H5N1?

Não necessariamente. O vírus da gripe tradicional é diferente do da gripe aviária. No entanto, infecções sucessivas debilitam o sistema imunitário, pelo que pode considerar-se que pessoas infectadas pela gripe sazonal sejam melhores hóspedes do vírus H5N1. Apesar de não haver prova do sucesso da medida, os especialistas aconselham a administração da vacina antigripe tradicional, como cautela.

2 O contágio pode acontecer através da alimentação?

Não. O vírus não se transmite pela ingestão de carne de aves, porque não resiste a altas temperaturas. Como medida de precaução, as autoridades aconselham as pessoas a cozinhar bem a carne e os ovos (acima dos 70 graus).

3 Quais são os sintomas da gripe?

Nas pessoas, os sintomas serão semelhantes aos de uma gripe normal tosse, febres altas e dores musculares. No entanto, a sua mortalidade será muito maior. Para atrasar a progressão desta doença existe um medicamento antiviral denominado Tamiflu. Um estudo revelado na última semana demonstrou, no entanto, que o H5N1 é, nalguns casos, resistente ao fármaco. Apesar de não ser totalmente eficaz, o reforço das doses e o tratamento prolongado podem ajudar a travar a doença.