Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

quarta-feira, janeiro 10, 2007

O fim da formação da mestrança e marinhagem

A “Escola de Pesca e Marinha de Comércio” vai desaparecer

Quando mais um acidente marítimo, com funestas consequências, vem demonstrar a falta de cultura naútica dos nossos profissionais de actividades marítimas, eis que o Governo dá seguimento à extinção da Escola de Pesca e Marinha de Comércio (EPMC). Sendo esta Escola a depositária de uma já razoável cultura e tradição marítima não militar é de pasmar que tal aconteça. Mas vejamos um pouco de história.

Em 1946 é criada ,em Caxias, a “Escola de Marinheiros e de Mecânicos da Marinha Mercante” (no âmbito da então Junta Nacional da Marinha Mercante –Ministério da Marinha) que em 1969 passa a ser designada por “Escola de Mestrança e Marinhagem”. Em Junho de 1974 passa à dependência da Secretaria de Estado da Marinha Mercante, como estabelecimento de ensino técnico-profissional, transitando as suas instalações para Paço d´Arcos, junto à Escola Naútica em 1983.

Na área das pescas temos que com o aparecimento das Casa dos Pescadores foram sendo a criados Postos de Ensino para 3 escalões de instrução profissional das pescas (Rudimentar, Elementar e Profissional) que deram lugar , em 1970, à “Escola Profissional de Pesca de Lisboa”, sita em Pedruços (em edifício hoje em reconstrução junto à Universidade Moderna). Em 1974, passa à depend~encia da Secretaria de Estado das pescas e, em 1986, com o objectivo de obter uma maior coordenação da certificação do ensino e permitir formação nas categorias mais elavadas na carreira de pescador, dá lugar à “Escola Portuguesa de Pescas” sendo criado em simultâneo o FORPESCAS (centro protocolar entre a Escola e IEFP) para cobrir o ensino profissionalizante ao longo do País- 10 delegações nos principais centros pesqueiros), com instalação no novo edifício em Pedrouços, ao lado da Docapesca.

Nos anos 90, com o reaparecimento do Ministério do Mar, nasce em 1993 a “Escola das Marinhas de Comércio e Pesca” (EMCP) fruto da fusão das Escolas de Mestrança e Marinhagem e Portuguesa de Pescas, ocupando as instalações desta última, pretendendo-se, sem perder a dinâmica já adquirida na área das pescas, reunir num só estabelecimento de ensino a responsabilidade por toda a formação, para os escalões de mestrança e marinhagem, dos profissionais das actividades não militares ligadas ao Mar, nomeadamente pesca, transporte marítimo, tráfego local assim como actividades económicas conexas (p.ex. tratamento e conservação de peixe, trabalho portuário).

Já vai longo. Deixo o resto para próximo capítulo

Temes

Comentários:

Em janeiro 10, 2007 10:42 da manhã, Blogger Jorge Beirão Reis escreveu...

Parabéns! Gostei muito. Venha mais e depressa (mais depressa que os "Subsídios para a História do Patrulhão").

Peço à Comissão de Classificação que atribua uma primeira classificação (provisória, a confirmar com os próximos capítulos) a esta intervenção.

Um abraço,

 
Em janeiro 10, 2007 11:38 da manhã, Blogger J.N.Barbosa escreveu...

Até que enfim! Força. Espero que os estrategos do mar também leiam.

 

Novo comentário

<< Voltar ao OCeano...