Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

domingo, dezembro 31, 2006

SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DO "PATRULHÃO"

5. A Continuação da Saga II

Voltei a alterar o meu programa de festas devido à intervenção do J. N. Barbosa, no passado dia 28 de Dezembro. Constitui esta intervenção um complemento ao respectivo texto, embora a sua extensão não caiba num comentário, razão pela qual toma o presente formato.

O programa dos “Patrulhões”, tal como foi definido na reunião havida com o Almirante CEMA, no dia 4 de Novembro de 1998, é constituído por 10 Navios de Patrulha Oceânica (NPO’s) mais 2 navios com a mesma configuração base, mas adaptados, um deles, às missões específicas de balizagem e o segundo às missões de combate à poluição, num total de 12 NPO’s.

No dia 15 de Outubro de 2002, foi assinado um contrato com os ENVC para a construção de 2 NPO’s (ver a Introdução aos “Subsídios”). E faltam 10 NPO’s!

Na sequência da tragédia do “Prestige” foi decidida pelo Governo a construção de 2 Navios de Combate à Poluição (NCP’s) tendo o respectivo contrato dom os ENVC sido assinado em 19 de Maio de 2004. Que eu saiba, a construção destes navios (semelhantes aos NPO’s) ainda não foi iniciada, suspeitando eu que só se concretizará após terem sido resolvidos satisfatoriamente os problemas existentes relativamente aos 2 primeiros NPO’s. E faltam 8 NPO’s!

Integrada nas comemorações do Dia Nacional do Mar, em Novembro de 4004 foi assinado com os ENVC, com pompa e circunstância, abrilhantada pelos meios de comunicação social, um “Contrato Quadro” (interrogo-me sobre que tipo de contrato será este?), prevendo a assinatura de dois contratos de construção – o primeiro, de 6 NPO’s, a celebrar até Maio de 2006 e o segundo, de 5 Lanchas de Fiscalização Costeiras (LFC’s), a celebrar até Novembro de 2005. E faltam 8 NPO’s!

Em Dezembro de 2005, com outro Governo e menor pompa e circunstância (mas com a presença da comunicação social) foi assinado um “Contrato Base” (volto a interrogar-me sobre que tipo de contrato é este?), prevendo a assinatura do contrato de construção das 5 LFC’s. Infelizmente, não me lembro quando teria lugar a assinatura do contrato de construção. E faltam 8 NPO’s!

Já vamos em Dezembro de 2006 e não me lembro de qualquer notícia sobre a assinatura de qualquer contrato relativo aos 6 NPO’s (os tais cujo contrato de construção deveria ter sido assinado até Maio de 2006). E faltam 8 NPO’s!

E agora? Com esta notícia relatada pelo J. N. Barbosa? Continuam a faltar 8 NPO’s!
Com tanta fartura, o pobre desconfia!
Haja Deus!
Que tenhamos um Bom Ano de 2007, com saúde e alguns trocos, é o que eu nos desejo!

Comentários:

Em janeiro 02, 2007 11:45 da manhã, Blogger Jorge Beirão Reis escreveu...

Estou muito triste! Ninguém comenta o meu escrito!

 
Em janeiro 04, 2007 12:08 da tarde, Blogger Temes escreveu...

Atrasado, mas comento eu!
Repito o que já disse no comentário ao JNB. Considrero que o que se passa é o espelho da falta de consistência na definição das necessidades. São feitos planos sem que préviamente haja uma definição clara de prioridades de missões e objectivos aos quais o poder polítici fique amarrado e possa ser, em tempo, julgado pelo não cumprimento. Voltarei a ao assunto com a história dos submarinos. Volta o disco e toca o mesmo....

 

Novo comentário

<< Voltar ao OCeano...