Bom dia OC!
![]() | ![]() |
A Lancha de Fiscalização “Vega”, comandada pelo 2º Ten. Jorge Manuel Catalão de Oliveira e Carmo, encontrava-se em Diu e cerca das 07:30 entrou em combate tentando, com a sua única peça de 20 mm, abater os aviões “Vampire” que bombardeavam a Fortaleza de Diu. Pouco depois era mortalmente atingido o Marinheiro Artilheiro António Ferreira e gravemente ferido o Comandante Oliveira e Carmo.
A guarnição da “Vega” ainda tentou evacuar o seu Comandante, mas um novo ataque aéreo acabou com a vida do heróico Oliveira e Carmo. A “Vega” acabou por se afundar, levando com ela os corpos do 2º Ten. Oliveira e Carmo e do Marinheiro António Ferreira.
Deixo aqui o link para um artigo da Revista da Armada em que é descrita a acção da Marinha durante a invasão do Estado da Índia.
PS — o cruzador da Marinha indiana que foi avistado por Oliveira e Carmo ao largo de Diu (ver artigo da R. A.) era o “Delhi”. Menciono isto a propósito do “post” de ontem do Paiva sobre o “Graf Spee” pois, tal como referi no “Bom dia” de 13 de Dezembro, um dos cruzadores da Royal Navy que deram combate ao “Graf Spee” na Batalha do Rio da Prata era o “Achilles”, que foi transferido para a Marinha da Nova Zelândia em Setembro de 1941 e posteriormente vendido à União Indiana, onde recebeu o nome de “Delhi” em Julho de 1948.
Comentários:
Em relação a este tema, é interessante ver as versões do outro lado. Há um pequeno livro escrito por oficiais da marinha da India, que já li mas não consigo referenciar.Para já aconselho ir à wikipedia e procurar os temas Invasion of Goa, History of Goa e Operation Vijay. Vejam também o sítio www.colaco.net/GdeFdabolim3.htm
Novo comentário
<< Voltar ao OCeano...