Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

sábado, dezembro 16, 2006

Bom dia OC!

Ludwig van Beethoven terá nascido em Bona no dia 16 de Dezembro de 1770, embora, ao certo, apenas se sabe que foi baptizado a 17 de Dezembro de 1770.
Começou por estudar música com o pai, mas aos 9 anos foi confiado ao organista Christian Gottlob Neefe.
Em 1787 foi enviado para Viena, onde chegou a tocar perante Mozart, mas teve que regressar precipitadamente a Bona devido à morte da mãe.
Em 1792 muda-se definitivamente para Viena e prossegue os estudos com Joseph Haydn até 1795, ano em que compõe as suas primeiras obras-primas — as três primeiras sonatas para piano e o concerto nº 1, também para piano.
Mais ou menos por essa altura, Beethoven sentiu os primeiros sinais da surdez, que se agrava progressivamente até à perda total da audição em 1818. Mas, apesar do desespero que lhe causava a perda do ouvido, em 1804 compõe a sinfonia nº 3, “Heróica”, que revoluciona os cânones da música sinfónica.
Depois de ter ficado completamente surdo, Beethoven ainda compôs mais de 40 obras, entre as quais a magnífica “Missa Solemnis” e a sua mais bela e última sinfonia, a nona, composta em 1824.
Ludwig van Beethoven morreu em Viena no dia 26 de Março de 1827.