Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

terça-feira, novembro 07, 2006

Bom dia OC!…

      … e também um abraço para o Manel e para o D. Pedro que, na minha ausência, mantiveram esta saudação ao curso.
Já agora, completo os Bons Dias dados pelo Bastos Moreira dizendo que o S. Carlos Borromeu nasceu em Arona, na Lombardia, no ano 1538 e depois de se ter doutorado In utroque iure foi nomeado cardeal pelo Papa Pio IV, seu tio, e eleito bispo de Milão. Quanto ao Beato Nuno de Sta. Maria, certamente todos sabem que se trata de D. Nuno Álvares Pereira, também conhecido como Santo Condestável.
Passando para o dia de hoje, recordo uma Grande Mulher que nasceu em Varsóvia no dia 7 de Novembro de 1867, a quem foi dado o nome de Maria Skłodowska, mas que ficou na história como Marie Curie.
Foi a primeira mulher a doutorar-se na Escola Superior de Física e Química Industriais de Paris, foi a primeira mulher a leccionar na Sorbonne, foi a primeira mulher a quem foi atribuído um Prémio Nobel e foi a primeira pessoa a quem foram atribuídos dois Prémios Nobel.
O Prémio Nobel da Física que recebeu em 1903 partilhou-o com o Professor Antoine Henri Becquerel e com o seu marido Pierre Curie. Em 1911 recebeu sozinha o Prémio Nobel da Química pela descoberta do Rádio e do Polónio, por ter conseguido isolar o Rádio e pelos estudos que efectuou sobre este elemento.
Marie Curie, que cometeu o pecado de se ter naturalizado francesa, morreu no dia 4 de Julho de 1934. Os idiotas chauvinistas franceses que utilizaram a imagem do “canalizador polaco” para apelar ao “não” no referendo sobre o Tratado relativo à Constituição para a Europa deviam pedir desculpa à Marie Curie…