Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

quinta-feira, agosto 24, 2006

Bom dia OC!

Jorge Luís Borges, enorme escritor, poeta, ensaísta e, acima de tudo, contista, nasceu em Buenos Aires no dia 24 de Agosto de 1899. Figura maior da literatura do século XX, Jorge Luís Borges foi determinante na renovação da ficção hispano- ‑americana onde, depois dele, sobressaíram nomes como Gabriel Garcia Márquez, Julio Cortázar ou Carlos Fuentes.
De ascendência portuguesa pelo lado paterno e inglesa pelo materno, bilingue em espanhol e inglês desde a infância, essa vivência reflectiu-se no carácter bastante universalista da sua obra.
Cresceu rodeado de livros em casa do seu avô paterno e aos oito anos escreve os primeiros contos. Aos quinze veio com os pais para a Europa onde foram surpreendidos pela I Grande Guerra, o que levou a família a fixar-se em Genebra. Em 1923 regressou à Argentina e publica o seu primeiro livro de poemas — Fervor de Buenos Aires. Saiu da Argentina com a subida de Peron ao poder em 1946, regressando em 1955, depois da primeira derrota do peronismo, para assumir a direcção da Bilioteca Nacional de Buenos Aires, cargo que ocupa até 1973, altura em que Peron voltou ao poder.
Em 1985 publicou o seu último livro de poemas — Os Conjurados — e no ano seguinte, a 14 de Junho de 1986, a morte foi ao seu encontro em Genebra.