Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

quarta-feira, agosto 23, 2006

Bom dia OC!

Em 23 de Agosto de 1939, Molotov e Ribbentrop, ministros dos Negócios Estrangeiros da URSS e da Alemanha, assinaram em Moscovo, na presença de Estaline, um tratado de não agressão, primeira manifestação do conluio entre Estaline e Hitler, que só se desfez quase dois anos depois, quando a Alemanha invadiu a URSS em 22 de Junho de 1941.
Uma semana depois da assinatura deste tratado, que ficou conhecido como “Pacto Molotov-Ribbentrop” a Alemanha invadia a Polónia, agressão que marcou o início da II Grande Guerra. Praticamente um mês depois, no dia 28 de Setembro, assinaram um segundo pacto, definido como «tratado de amizade».
Em ambos os casos, foram aditados protocolos secretos ao texto oficial. No primeiro eram estabelecidas as áreas de interesse da URSS e da Alemanha no tocante à Polónia e Estados Bálticos, incluindo a Finlândia. No segundo foi definida a “partilha” da Polónia, que tinha acabado de ser invadida, e rectificadas as áreas de influência relativas à Lituânia.
A Alemanha nazi tentou apagar todos os rastos dos protocolos secretos. A sua existência só veio a ser conhecida durante os julgamentos de Nuremberga. Do lado de Moscovo tudo foi feito para que caísse no esquecimento o conluio com Hitler. A URSS só no fim dos anos 80 deixou de negar a autenticidade dos documentos que tinham sido apresentados em Nuremberga.