Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

sexta-feira, agosto 18, 2006

Bom dia OC!

Antonio Salieri, maestro e compositor de música sacra, lírica e orquestral, nasceu em Legnago, cidade próxima de Verona, no dia 18 de Agosto de 1750.
Depois de ter estudado em Itália violino e cravo, foi convidado a ir para Viena por Leopold Gassmann, Kapellmeister do Imperador Josephs II, que lhe começou a ensinar composição, estudo que depois prosseguiu com Gluck.
Salieri viveu em Viena até à sua morte em 7 de Maio de 1825, tendo sido também Kapellmeister da corte imperial ente 1788 e 1824.
Ofuscado pelo génio de Mozart, por quem Salieri nutria imensa inveja, foi um compositor praticamente esquecido após a sua morte e depois ignorado no final do século XIX e em boa parte do século XX.
Voltou ao conhecimento do grande público com o filme Amadeus, estreado em 1984, embora nele seja dada uma imagem algo incorrecta de Salieri, nomeadamente no que toca ao seu eventual envolvimento na morte de Mozart. No entanto, o filme teve o mérito de despertar o interesse por Antonio Salieri e pela sua música.
Embora não sendo extraordinário, vale a pena ouvir o “Salieri Album” de Cecilia Bartoli (podem ver mais alguma informação sobre este CD “clicando” na imagem ao lado).