Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

quarta-feira, julho 19, 2006

Bom dia OC!

Aristides de Sousa Mendes nasceu em 19 de Julho de 1885 na povoação de Aido, em Cabanas de Viriato, no distrito de Viseu.
Tal como o seu irmão gémeo César de Sousa Mendes, licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra. Não seguiram a carreira do pai, José de Sousa Mendes, que foi juiz, tendo ambos enveredado pela carreira diplomática.
Monárquico, católico e conservador, Aristides de Sousa Mendes não teve uma carreira fácil durante a I República, tendo ocupado alguns postos consulares pouco apetecíveis. A II Grande Guerra encontra-o em Bordéus e Sousa Mendes vê-se depressa confrontado com pedidos de vistos de judeus que fogem da Alemanha nazi. Tem a coragem de desobedecer às ordens do Ministério dos Negócios Estrangeiros dirigido por Salazar. Salva assim milhares de seres humanos de um holocausto que só a fuga evita, mas a sua desobediência a Salazar põe fim à sua carreira e retira-lhe uma aposentação condigna.
Em 3 de Abril de 1954, Aristides de Sousa Mendes morre «pobre e desonrado» no Hospital da Ordem Terceira, em Lisboa. A sua reabilitação póstuma apenas se verifica em 1998. Foram necessários 24 anos de “liberdade”…

Comentários:

Em julho 19, 2006 8:27 da tarde, Blogger Manel escreveu...

Acredito.

Mas há quem diga que não foi bem assim......

De qualquer maneira boa

 

Novo comentário

<< Voltar ao OCeano...