Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

terça-feira, julho 18, 2006

Bom dia OC!

Passam hoje 70 anos sobre o golpe de estado que em 18 de Julho de 1936 mergulhou Espanha numa sangrenta guerra civil que só terminou três anos depois, em Abril de 1939.
O levantamento levado a cabo pelos militares mais conservadores do exército espanhol foi desencadeado a 17 de Julho em Melilla, no Marrocos espanhol, e depressa se propagou a Ceuta e Tetuan. 
 
O General Franco, que se encontrava nas Canárias, assumiu no dia seguinte o comando dos militares revoltosos, enquanto a sublevação se propagava a diversas unidades e guarnições sediadas em Espanha. 
O levantamento, desencadeado à margem do que os seus mentores planeavam, foi precipitado pelo assassinato, em 13 de Julho de 1936, de Calvo Sotelo, que tinha sido Ministro das Finanças no governo de Primo de Rivera, levado a cabo por militares ligados as Partido Socialista e membros da Juventude Socialista.
Estima-se que este conflito, que rapidamente se internacionalizou com a intervenção da Alemanha nazi e da Itália fascista em apoio a Franco e da estalinista União Soviética ao lado das forças republicanas, tenha causado a morte a cerca de um milhão de pessoas, muitas delas vítimas da selvática actuação de ambas as partes.