Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

terça-feira, julho 11, 2006

Bom dia OC!

Em 11 de Julho de 1995, as forças sérvias da República Srpska da Bósnia-Herzegovina, comandadas por Ratko Mladić, consumaram a invasão do enclave bósnio de Srebrenica, cercado desde o dia 6 de Julho. (Ratko Mladić continua a ser procurado para ser presente ao Tribunal Penal Internacional).
 
O Coronel Ton Karremans, comandante da
força holandesa, confraterniza com
Ratko Mladic no dia 12 de Julho de 1995
 
Esta é uma das páginas mais sombrias da recente história europeia, em que se juntou a incapacidade e reprovável postura de “capacetes azuis” holandeses inadequadamente preparados com a inoperância dos diversos governos europeus que demonstraram uma total incapacidade para enfrentar esta situação devido ao seu profundo e confrangedor desconhecimento da história e das realidades geopolíticas dos Balcãs.
O massacre de Srebrenica causou a morte a milhares de muçulmanos bósnios, mas também contribuiu para que ficassem mais abertas as portas da Europa a um “Cavalo de Tróia” islâmico, cujas consequências permanecem em estado latente e, talvez por isso, não foram até hoje devidamente analisadas.
Deixo as ligações para:
— “Srebrenica massacre” na Wikipédia;
— “Profile: Ratko Mladic” na BBC;
— “Ratko Mladić” na Wikipédia;
Os Shamrock I e II