Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

sexta-feira, junho 02, 2006

Bom dia OC!

Nicolau Nasoni
Ora hoje temos outro bom dia inteiramente dedicado aos OCeanos da Invicta e, para verem como os trato bem, são logo três efemérides relativas ao Porto:

— Há 315 anos nasceu Nicolau Nasoni, pintor e arquitecto que deixou significativas marcas no Porto;

— Em 2 de Junho de 1854 saiu o primeiro número do “Comércio do Porto” que, quando deixou de ser publicado no ano passado, era o diário português mais antigo;

— Ainda neste dia, mas em 1888, saiu para a rua o “Jornal de Notícias”, que felizmente ainda continua vivo com os seus 118 anos, apesar de agora pertencer a um “dono da bola”.

Os jornais ficam para os próximos anos, pois é justo começar por Nicolau Nasoni, criador desse símbolo da cidade do Porto que é a Torre dos Clérigos.
Nasoni nasceu no dia 2 de Julho de 1691, em San Giovanni Valdarno, na Toscana italiana. Depois de ter trabalhado em Santa Maria della Scala e no Duomo da cidade de Siena, vai em 1724 para a ilha de Malta onde, em La Valetta, pintou o Palácio do Grão-Mestre da Ordem de São João de Jerusalém, que naquela altura era o português D. António Manuel de Vilhena.
Por volta de 1725 Nicolau Nasoni veio para o Porto para pintar o interior da Sé, permanecendo nesta cidade até à sua morte em 30 de Agosto de 1773.
A Torre e a Igreja dos Clérigos foi certamente a obra da sua vida. Encomendada em 1731, a Igreja dos Clérigos começou a ser construída em 1732, tendo sido celebrada a primeira missa em 1748, e a respectiva Torre foi erguida entre 1748 e 1763.Clérigos Contudo, devem-se a Nasoni inúmeros trabalhos, tais como o magnífico Palácio do Freixo, a frontaria da Santa Casa da Misericórdia do Porto, a Igreja de Santa Marinha em Vila Nova de Gaia e a Igreja do Bom Jesus em Matosinhos.
Para os “mauuros” que nunca ouviram falar em Nicolau Nasoni, deixo a ligação para a página que lhe é dedicada na Wikipédia.
Palácio do Freixo
                                   Clérigos                                                                   Palácio do Freixo