Bom dia OC!

Nasceu em Lisboa no dia 16 de Maio de 1814. Depois de ter concluído os cursos da Academia Real da Marinha e da Academia Real dos Guardas-Marinhas, formou-se em Matemática na Universidade de Coimbra em 1839.
Foi professor da Escola Naval até 1865, onde, para além do ensino, desenvolveu uma intensa e profícua actividade de investigação, nomeadamente no domínio da Matemática aplicada à Marinha.
Entre outros trabalhos publicados, é autor da «Memória sobre a rotação das forças em torno dos pontos de aplicação» e das «Propriedades gerais e resolução directa das congruências binómias». A propósito das actuais discussões sobre o sistema de pensões, cito ainda o título de uma sua obra publicada em 1866 — «Amortização anual média das pensões nos principais montepios de sobrevivência portugueses» (não conterá matéria que possa ajudar os gestores da Caixa Geral de Aposentações?).
Daniel Augusto da Silva reformou-se em 1868 no posto de Capitão-de-Fragata e faleceu em Lisboa dez anos depois, em 6 de Outubro de 1878.
Poderão ler um artigo sobre Daniel Augusto da Silva no “Centro Virtual Camões” seguindo a ligação que aqui deixo.
Comentários:
Novo comentário
<< Voltar ao OCeano...