Bom dia OC!

Não pensem que esta saudação é porque o FêCêPê ganhou a Taça. Desenganem-se. É que há 134 anos, no dia 15 de Maio de 1872, a Companhia Carril Americano do Porto abriu oficialmente a linha ao longo do Douro, desde o Infante ao Castelo da Foz, linha que nessa altura ainda não era de eléctricos, mas de americanos movidos à força de electrões de quatro patas…
Esta efeméride recorda-me a história, que muitos devem conhecer, dos velhos tempos em que o Press Lusitânia era o único noticiário a que tínhamos acesso fora da Barra de Lisboa. História de alguém que, para gozar com um ferrenho tripeiro da guarnição, convenceu os telegrafistas a fazerem uma pequena alteração da notícia que dava conta do início do circulação, julgo que em 1967, dos primeiros troleis de dois andares na cidade do Porto. A notícia no Press distribuído a bordo rezava mais ou menos a seguinte:
Porto, …1967. Circularam hoje na cidade os primeiros troleicarros de dois andares. População espavorida refugiou-se no cimo das árvores.
Como o nosso tripeiro ficou ofendido, embora não o tenha demonstrado perante o resto da guarnição, mal chegou a terra enviou uma indignada carta à Agência Lusitânia. Julgo que a história acabou no Ministro e com um puxão de orelhas ao Comandante do navio.

E biba o Puerto, canudo!
Nota — A notícia do press foi corrigida graças à oportuna e excelente colaboração de um ilustre tripeiro, o nosso camarada Botelho Leal.
Comentários:
Novo comentário
<< Voltar ao OCeano...