Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

segunda-feira, maio 08, 2006

Bom dia OC!

Marquês de Pombal
No dia 8 de Maio de 1782, morreu em Pombal, para onde tinha sido desterrado, Sebastião José de Carvalho e Melo, Conde de Oeiras e Marquês de Pombal.
Filho de Manuel de Carvalho e Ataíde e de D. Teresa Luísa de Mendonça e Melo, nasceu em Lisboa a 13 de Maio de 1699. Passou pela Universidade de Coimbra, onde estudou direito, e fez uma breve incursão na carreira militar. Nomeado embaixador em Londres em 1739, seis anos depois foi transferido para Viena.
Em 1750 D. José I nomeou-o Secretário de Estado dos Negócios da Guerra e Estrangeiros, vindo a assumir em 1756 a Secretaria do Reino.
Embora seja uma das figuras mais controversas da nossa História, admirado e ao mesmo tempo detestado, o seu notável desempenho como estadista marcou indubitavelmente o século XVIII e o absolutismo régio.
Sendo frequentemente destacada a forma como promoveu a reconstrução de Lisboa a seguir ao terramoto de 1755, não deve ser no entanto colocada em segundo plano a sua política em prol do restabelecimento da economia nacional e da redução da sua forte dependência do exterior.
Fica a ligação para o artigo relativo ao Marquês de Pombal no Dicionário Histórico de Portugal.

Tenham uma boa semana…Claude Monet, Regate