Bom dia OC!

Oliveira Martins não foi, no entanto, apenas historiador, já que a sua extensa obra abrange outras áreas, tais como a política, a economia e a sociologia.
Influente elemento do grupo dos “Vencidos da Vida” e animador da chamada “Geração de 70”, foi companheiro de Antero de Quental, de Eça de Queirós, de Ramalho Ortigão, de Junqueiro e de Batalha Reis.
Órfão de pai aos 12 anos, vê-se obrigado a abandonar os estudos para se empregar no comércio. Entre 1870 e 1874 trabalha como administrador de uma mina na Andaluzia. Regressa a Portugal e emprega-se na Companhia dos Caminhos de Ferro, onde vai dirigir a construção da linha do Porto à Póvoa do Varzim e a Famalicão.
Membro do Partido Progressista, foi eleito deputado em 1886 por Viana do Castelo, tendo sido Ministro da Fazenda em 1892, durante apenas alguns meses.
Morreu de tuberculose em 24 de Agosto de 1894, com apenas 49 anos, profundamente desiludido com a fugaz experiência política que teve.
Como é Domingo, podem passar o tempo a ler mais alguma coisa sobre a vida e a obra de Oliveira Martins, pelo que deixo aqui ligações para duas páginas do Instituto Camões: [ Figuras da Cultura Portuguesa ] e [ Filosofia Portuguesa ]; e para O Portal da História.
Comentários:
Novo comentário
<< Voltar ao OCeano...