Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

terça-feira, abril 18, 2006

Bom dia OC!

Espero que todos tenham encontrado alguém ao acordar, pelo menos do outro lado do espelho (sem ser no Lagutrop do Aguilar…), neste dia em que passam 51 anos sobre a morte daquele que foi justamente considerado pela Time como a personalidade do Século XX.
Albert Einstein nasceu em Ulm, na Alemanha, no dia 14 de Março de 1879, e morreu aos 79 anos em Princeton, New Jersey, nos EUA, no dia 18 de Abril de 1955.
Formou-se em Engenharia, em 1900, no Instituto Politécnico de Zurique, doutorando-se em 1905, ano em que também formula a primeira parte da teoria da relatividade do tempo e do espaço – a relatividade restrita – que modifica as leis da mecânica newtoniana e introduz a equivalência da massa e da energia.
A segunda parte da teoria da relatividade – a relatividade geral – é apresentada em 1915, contendo uma nova concepção a quatro dimensões (comprimento, largura, profundidade e tempo) para o universo, curvo e finito. Em 1927 inicia a formulação da terceira parte – a teoria do campo unitário – agrupando a gravitação e o electromagnetismo, que não chegou a concluir.
O Prémio Nobel da Física foi atribuído a Einstein em 1921, não pela teoria da relatividade, mas pela explicação do efeito fotoeléctrico, trabalho que também havia apresentado em 1905.
No final de 1932, Einstein foi para os Estados-Unidos, passando a trabalhar no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Princeton, onde permaneceu até ao fim da vida.
Fica aqui a ligação para uma página com a biografia de Einstein.