Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

quarta-feira, janeiro 31, 2007

Bom dia OC!

Culminando o protesto generalizado que resultou da tibieza demonstrada pelo regime monárquico face ao ultimato inglês de 1890, no dia 31 de Janeiro de 1891 teve lugar no Porto um levantamento militar e popular que ficou na história como a primeira tentativa de implantação do regime republicano em Portugal.
Pouco durou esta República proclamada por Alves da Veiga na varanda da Câmara Municipal. Aos primeiros tiros da Guarda Municipal contra o edifício da Câmara, os “corajosos” políticos republicanos, de calças na mão, abandonaram à sua sorte os oficiais e sargentos da guarnição do Porto que deram a cara nesta revolta.

Comentários:

Em janeiro 31, 2007 3:42 da tarde, Blogger Jorge Beirão Reis escreveu...

Na qualidade de Vice-Presidente da Mesa da Assmbleia Geral da Associação Escola 31 de Janeiro, na Parede, acabo de chegar a casa vindo da cerimónia de comemoração do seu 96º aniversário.
Foi fundada em 1911 (ignoramos se terá sido no dia 31 de Janeiro) e recebeu o nome em homenagem aos militares, herois da revolução republicana de 1890, mortos na rua do mesmo nome, no Porto.
Esta escola foi a primeira a ser fundada, no concelho de Cascais, após a implantação da República.

Tenham uma muito boa tarde!

 

Novo comentário

<< Voltar ao OCeano...