Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

terça-feira, outubro 10, 2006

Bom dia OC!

Giuseppe Fortunino Francesco Verdi nasceu no dia 9 ou 10 de Outubro de 1813 em Le Roncole, próximo de Busseto, na província de Parma da Emilia-Romagna.
Começou a dar os primeiros passos na música e na composição na filarmónica de Busseto e, como não conseguiu entrar no Conservatório de Milão, prosseguiu os estudos com Vincenzo Lavigna.
Em 1839, Verdi viu subir à cena a sua primeira ópera, “Oberto, Conte di San Bonifacio”, que não teve grande sucesso. Ganho a fama e a popularidade com a sua terceira ópera, “Nabuco”, estreada no Teatro alla Scala em 9 de Março de 1842. O célebre Va, pensiero, sull'ali dorate da 2ª cena do 3º acto desta ópera, em que o coro dos hebreus agrilhoados e obrigados a trabalhos forçados invoca a pátria perdida, depressa se transforma num hino à liberdade do povo italiano dominado por austríacos e franceses.
Nos anos que se seguiram, Verdi compõe quase 3 dezenas de óperas, a derradeira das quais foi “Falstaff”, estreada no alla Scala no dia 9 de Fevereiro de 1893.
Embora Verdi tenha composto fundamentalmente óperas, seria injusto deixar de referir o seu magnífico “Requiem”, composto em 1879 para a missa em memória do poeta Alessandro Manzoni.
Giuseppe Verdi morreu em Milão no dia 27 de Janeiro de 1901.