Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

quarta-feira, setembro 20, 2006

Bom dia OC!

No dia 20 de Setembro de 1999 chegaram finalmente a Timor-Leste os primeiros elementos da INTERFET. Embora tarde, esta reacção da ONU iria pôr cobro aos actos de destruição e violência que as milícias pró-integração na Indonésia tinham desencadeado no seguimento do escrutínio organizado pela ONU, onde 78,5% dos timorenses votaram em 30 de Agosto a favor da independência. Os 20 dias em que as milícias fizeram o que lhes apeteceu com a conivência do exército indonésio levaram a morte a mais de um milhar de timorenses e centenas de milhares foram obrigados a fugir.
Portugal participou na INTERFET com a fragata “Vasco da Gama” que integrou a força em 6 de Novembro de 1999, tendo chegado a Dili dez dias depois.
Decorridos 7 anos, a instabilidade voltou a atormentar Timor. Será que o povo timorense pode ter a esperança de algum dia viver em paz?

Comentários:

Em setembro 20, 2006 10:23 da tarde, Blogger J.N.Barbosa escreveu...

Para ser rigoroso Portugal não participou na INTERFET. A fragata foi por nossa conta e actuou à margem daquela força que não teve componente naval. Posteriormente participámos em todas as forças subsequentes:UNTAET, etc.

 
Em setembro 21, 2006 12:15 da manhã, Blogger Jota escreveu...

Meu caro João Nuno,
Para ser rigoroso, ou tu já andas com problemas de memória (PDI) ou a Revista da Armada de Janeiro de 2000 está errada, o que também não é para admirar. Se a 2ª hipótese é a correcta, devias ter feito chegar os teus protestos, naquela altura, ao Roque Martins.
Meti um link no “post”, em “Vasco da Gama” (sublinhado), que aponta para um artigo da Revista sobre a missão em Timor.

 
Em setembro 21, 2006 1:13 da tarde, Blogger Manel escreveu...

INTERFET

UNTAET

Que coisa horrivel de baptizar....

 

Novo comentário

<< Voltar ao OCeano...