Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

terça-feira, agosto 01, 2006

Bom dia OC!

No dia 1 de Agosto de 1808, o exército britânico comandado pelo General Arthur Wellesley, mais tarde Marechal e Duque de Wellington, começa a desembarcar na praia de Lavos, junto à Figueira da Foz, desembarque que se prolongou até ao dia 5.
No dia 6 de Agosto, este exército, incorporando algumas unidades portuguesas, inicia a marcha em direcção a Lisboa que se encontrava dominada pelas tropas francesas comandadas por Junot. Em 16 de Agosto, junto da localidade de Roliça, no concelho do Bombarral, dá-se o primeiro embate com uma força francesa comandada pelo General Laborde, naquela que veio a ser a primeira batalha da Guerra Peninsular. Após a derrota dos franceses, Wellesley continua em direcção a Lisboa, vindo a defrontar novamente o exército francês a 21 de Agosto, então já sob o comando de Junot, na Batalha do Vimeiro.
Após esta segunda derrota francesa, foi celebrada a Convenção de Sintra que permitiu a retirada das tropas francesas de Portugal sem qualquer compensação para o país que tinham invadido e podendo, ainda por cima, levar o produto dos saques que tinham efectuado.
Dias cinzentos da nossa história…
A praia de Lavos, fotografia de Henrique Trindade

Comentários:

Em agosto 01, 2006 10:46 da manhã, Blogger J.N.Barbosa escreveu...

É preciso acrescentar que foram os ingleses que transportaram os franceses nos seus navios.

 

Novo comentário

<< Voltar ao OCeano...