Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

quarta-feira, julho 26, 2006

Bom dia OC!

George Bernard Shaw nasceu em Dublin no dia 26 de Julho de 1856.
Aos 20 anos mudou-se para Londres na esperança de se tornar escritor, mas não encontra editora que lhe publique os seus romances. Em 1885 começa a trabalhar num jornal como crítico musical e teatral e sete anos depois consegue ver em cena uma peça sua. Alcança finalmente o primeiro êxito em 1897 com “O Discípulo do Diabo” e é já um consagrado Bernard Shaw que em 1904 vê o Rei Eduardo VII rir tanto durante a representação da sua peça “John Bull’s Other Island” que estilhaça a cadeira onde se sentava no Royal Court Theatre (o que não é para admirar, face ao real arcaboiço…).
Foi-lhe atribuído Prémio Nobel da Literatura em 1925 “pelo seu trabalho marcado por um grande idealismo e humanidade, em que a sátira estimulante é frequentemente impregnada por uma singular beleza poética”.
Graças ao cinema, “Pigmalião” é certamente a sua obra mais conhecida. Para isso contribui um primeiro filme com o mesmo nome da peça de teatro, cuja adaptação da sua autoria foi premiada em 1938 com um Óscar. Mais tarde, em 1956, foi produzido o “My Fair Lady”, adaptação musical do filme anterior.
George Bernard Shaw morreu em Ayot St Lawrence, no Hertfordshire, onde vivia desde 1906, no dia 2 de Novembro de 1950.
E agora já chega de teatro… olhemos para o mar!