Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

quarta-feira, junho 21, 2006

Bom dia OC!

No dia 21 de Junho de 1919, o Contra-Almirante Ludwig von Reuter, Comandante da Esquadra Imperial alemã que se encontrava detida na baía de Scapa Flow, nas Ilhas Órcadas, no norte da Escócia, ordenou o afundamento dos seus navios para evitar a sua transferência para a Royal Navy, na sequência do Tratado de Versalhes.
Após o armistício de 11 de Novembro de 1918 que pôs termo à 1ª Grande Guerra, 74 navios de superfície da Esquadra Imperial alemã, incluindo 11 couraçados, 5 cruzadores pesados e 8 cruzadores ligeiros, tinham sido internados em Scapa Flow, aguardando que fosse decidido o seu destino pelos negociadores do Tratado de Versalhes.
Em Junho de 1919, consciente que o Tratado que estava prestes a ser assinado determinava a entrega da Esquadra alemã às potências vencedoras, von Reuter decidiu afundar os seus navios, o que concretizou a 21 de Junho, numa altura em que a Esquadra inglesa tinha saído de Scapa Flow para efectuar exercícios.
Podem ler mais sobre este derradeiro episódio da 1ª Grande Guerra seguindo as ligações para os “sites” World War 1 Naval Combat e FirstWorldWar.com.
       A Esquadra Imperial alemã em Scapa Flow                               O cruzador pesado Hindenburg

Comentários:

Em junho 21, 2006 11:56 da manhã, Blogger FdaPonte escreveu...

Quem afundará a nossa (o que resta) para não cair nas mãos da GNR?

 

Novo comentário

<< Voltar ao OCeano...