Bom dia OC!

Ainda que a fragilidade dos hidroaviões utilizados tenham impedido a concretização da viagem nas 60 horas inicialmente previstas, este feito teve o mérito de comprovar os métodos de navegação desenvolvidos por Gago Coutinho e o bom desempenho do «sextante de bolha» por ele inventado, bem como do «corrector de abatimento» concebido em parceria com Sacadura Cabral [ nota: embora a imagem do sextante que

Infelizmente, na pesquisa que fiz na net não descobri uma página sobre esta viagem que considere condigna da sua importância. No entanto, deixo as ligações para aquilo que encontrei com alguma ponta de interesse:
— Página do Museu de Marinha em que, no “passeio virtual” pelas suas salas, descreve sumariamente o Raid Aéreo Lisboa-Rio de Janeiro;
— Página do Museu do Ar também com uma breve descrição da Travessia aérea do Atlântico Sul;
— Vídeo disponibilizado pelo Museu de Marinha com a notícia dada pelo “Pathé News”, dos velhos tempos do cinema mudo, sobre a partida do hidroavião “Lusitânia” para a travessia do Atlântico Sul;
— Página do “passeio virtual” ao Museu de Marinha relativa aos inovadores instrumentos de navegação utilizados por Gago Coutinho e Sacadura Cabral;
— Página do Museu de Marinha sobre a exposição comemorativa do 80º aniversário desta histórica viagem.
Deixo a ligação e aconselho a visita ao “site” institucional da CPLP para constatarem o dinamismo desta organização…
Tenham um bom Sábado!
…se possível voltados para o mar, porque de terra pouca coisa boa podem esperar.

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